Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

16 de mar. de 2014

Exercícios de Coesão

EXERCÍCIOS DE COESÃO

Reescreva os parágrafos a seguir de modo a eliminar a repetição de palavras e expressões, melhorando, consequentemente, a coesão dos textos.

Parágrafos narrativos:

Ao reescrever os parágrafos narrativos, apresente as informações em ordem de relevância.

1- Naufrágio de um navio

O navio de um tradicional cruzeiro italiano começou a afundar. O navio possuía uma tripulação treinada para enfrentar adversidades. O comandante do navio foi o grande responsável pelo naufrágio. O comandante do navio distraiu-se com a festa que ocorria no interior do navio. O navio estava perto de ilhas gregas. A tripulação ficou desorientada sem as instruções do comandante. O comandante fugiu em um bote salva-vidas durante o naufrágio. Muitos passageiros deixaram de ser socorridos. O comandante foi negligente. Alguns passageiros morreram no naufrágio.

2- Festejos de Carnaval

Os festejos de carnaval deste ano envolveram muita alegria e euforia. Os festejos de carnaval deste ano também envolveram muita irresponsabilidade. Por causa da irresponsabilidade de alguns foliões nos festejos de carnaval deste ano, ocorreram crimes e acidentes. A irresponsabilidade desses foliões teve estreita relação com o abuso e ingestão de bebidas alcoólicas e imprudência na condução de veículos. Problemas como esses são recorrentes. No carnaval do próximo ano, espera-se que as autoridades utilizem meios mais eficientes para coibir as ações de foliões irresponsáveis.


Parágrafos dissertativos:

1- Cultura de Massa

A cultura da massa foi bastante estudada pela chamada Escola de Frankfurt. A Escola de Frankfurt foi formada do início até meados do séc. XX por pensadores. Os pensadores da Escola de Frankfurt dedicaram-se a estudar o papel da propaganda e da mídia. Segundo os pensadores da Escola de Frankfurt, a mídia pode criar valores e disseminar tipos de atitudes. Os valores e atitudes disseminados pela mídia podem servir a interesses políticos e corporativos a partir da manipulação da mídia.

2- Preconceito

O preconceito é um sentimento. O preconceito costuma resultar do desconhecimento sobre algo. O desconhecimento sobre algo costuma resultar em pré-julgamentos. Pré-julgamentos costumam resultar em atitudes que expressam aversão a algo ou alguém. Atitudes que expressam aversão a algo ou alguém, fundadas em pré-julgamentos que não se sustentam, são injustas. Injustiça costuma causar revolta. Revolta costuma causar conflitos. Conflitos costumam causar transformações. As transformações causadas por conflitos nem sempre são positivas.


3- Políticas de Governo e Políticas de Estado

(Neste exercício, além de juntar as informações dos dois parágrafos, crie a relação de contraposição entre as características dos dois tipos de políticas)

Políticas de Governo fundamentam-se geralmente em ações de repercussão de curto e médio prazos. Políticas de Governo costumam ser paliativas em alguns casos. Políticas de Governo costumam ser orientadas por ideologias e interesses de governantes e de seus partidos. Algumas Políticas de Governo possuem fins eleitoreiros e contribuem para promover a corrupção. Políticas de Governo mudam conforme mudam os governantes. Políticas de Governo podem parecer boas em um curto espaço de tempo. Políticas de Governo podem gerar problemas futuros.



Políticas de Estado demandam planejamentos bem elaborados. Políticas de Estado costumam envolver ações a curto, médio e longo prazos. Políticas de Estado podem sobreviver a diferentes governos. Os efeitos das políticas de Estado são mais consistentes e duradouros. Políticas de Estado costumam ser orientadas por ideologias de gestão. Políticas de Estado não costumam ser orientadas por interesses particulares de governantes nem de partidos.

2 comentários:

Veralfe disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

O autor pretende postar a resolução dos exercícios?

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: