Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

18 de mai. de 2012

Proposta 14

Leia os textos de apoio:

Texto 1

Fisiologismo é um tipo de relação de poder político em que ações e decisões políticas são tomadas em troca de favores, favorecimentos e outros benefícios que contemplam interesses individuais em detrimento do bem comum. É um fenômeno que ocorre frequentemente em parlamentos, mas também no poder executivo, e está estreitamente associado à corrupção. Os partidos políticos podem ser considerados fisiologistas quando apoiam qualquer governo independente da coerência entre as ideologias ou planos programáticos.


Texto 2

Trechos adaptados de um fórum de perguntas na internet.


Tópico: O que pode acontecer com quem compra a carteira de habilitação?


Indivíduo A: Eu comprei num local que está sendo investigado agora, e eu queria saber o que pode acontecer comigo.

Indivíduo B: Será convidado a ir até a delegacia, haverá um processo em que você poderá ser indiciado por falsidade ideológica. Quanto à condenação, depende do juiz que julgará o caso. Se você for pego dirigindo e o agente de trânsito detectar que é falsa sua carteira, você será multado, ficará muito tempo sem poder tirar a CNH e será conduzido à delegacia.

Indivíduo C: Não tens capacidade suficiente para fazer uma carteira no modo normal? Não consegues passar na prova? São (sic) por pessoas do seu tipo que o Brasil não vai pra frente.


PROPOSTA

Um crescente número de escândalos apresenta-se dia a dia aos brasileiros, refletindo uma classe política cujo fisiologismo parece sufocar qualquer esperança de ética e honestidade nesse meio. Por outro lado, muitos que reclamam da corrupção são capazes de cometer pequenos delitos para os quais tanto eles como outros acabam sendo condescendentes. Esses exemplos talvez sejam bem ilustrados por Augusto dos Anjos, que em um de seus poemas afirma: "O Homem, que, nesta terra miserável, mora entre feras, sente inevitável necessidade de também ser fera.”

Considerando o que foi apresentado anteriormente, escreva uma resposta argumentativa de até 15 linhas, ou faça uma dissertação de até 30 linhas, motivada pela pergunta: Vale a pena ser honesto entre desonestos?








Proposta do autor do blog.

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: