Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

3 de abr. de 2012

Dicas 2

ALGUNS CUIDADOS QUANTO À LINGUAGEM



- “Falar” e “Dizer”: prefira outros verbos, como


Ex.: Quando se fala em cidadania / Quando se trata de cidadania

A constituição diz que todos possuem os mesmos direitos / A Constituição afirma / defende que todos...

Algumas pessoas dizem suas experiências / Algumas pessoas relatam...

Pessoas arrependidas falam seus erros / Pessoas arrependidas admitem...



- “Trazer”: prefira outros verbos, como


Ex.: Esse tipo de situação traz problemas sérios / Esse tipo de situação provoca / acarreta problemas sérios

O tráfico de drogas, somado à ausência do poder público, traz forte insegurança à população.

O tráfico de drogas, somado à ausência do poder público, produz / dissemina uma forte insegurança...

O descuido com a saúde pública tem trazido problemas alarmantes para a parcela mais pobre da população.

O descuido com a saúde pública tem ocasionado / originado problemas alarmantes...



- “Ter”: dependendo do caso, prefira outros verbos, como



Ex.: Pessoas que têm muitos bens / Pessoas que possuem muitos bens

Tem momentos difíceis / Há momentos difíceis

Tem gente que sofre / Existem / Há pessoas que sofrem



Observe: singular (Ele / Você tem / vem); plural (Eles / Vocês têm / vêm).

O indivíduo que tem / vem / Os indivíduos que têm / vêm



Observe as expressões e as propostas:



- O consumidor está sendo bombardeado por produtos.

O consumidor é efusivamente estimulado a comprar.



- A economia sustentável está sendo um assunto que vem recebendo destaque em fóruns internacionais.

A economia sustentável é um assunto que ultimamente recebe destaque em fóruns internacionais.



- O órgãos de defesa do consumidor têm tido êxito nas grandes capitais.

Os órgãos de defesa do consumidor têm sido bem-sucedidos...



Colocação Pronominal



Pronomes Pessoais do Caso Reto Pronomes Correspondentes no Caso Oblíquo

Eu ------------------- me, mim, comigo

Tu-------------------- te, ti, contigo

Ele (s) / Ela (s)-------- o (s), a (s), lhe (s), se, si, consigo

Nós------------------- nos, conosco

Vós------------------- vos, convosco



Obs.: Quando utilizamos o pronome de tratamento VOCÊ ou qualquer outro pronome de tratamento (Vossa Senhoria, Senhor, Vossa Alteza etc.), os pronomes oblíquos correspondentes serão os que estão em 3ª pessoa, isto é: o (s), a (s), lhe (s), se, si, consigo.







Ex.:



Eu falei a você. (lhe) / Eu lhe falei. / Eu falei-lhe.



Eu vi você. (o/a) Eu o vi. / Eu a vi. / Eu vi-o. / Eu vi-a.



Outras informações que devem ser lembradas:



Ele (s) sempre é substítuído por o (s) . Eu olhei ele (s). = Eu olhei-o (s) (ou Eu o (s) olhei.)



Ela (s) sempre é substítuído por a (s) . Eu olhei ela (s). = Eu olhei-a (s) (ou Eu a (s) olhei.)



a (para) ele (s) sempre é substítuído por lhe (s) . Eu demonstrei para ele (s). Eu demonstrei-lhe (s).



o mesmo ocorre no feminino...



Além disso, há algumas regrinhas das quais não devemos nos esquecer:



1ª - Segundo a norma culta (gramática), nunca iniciamos uma frase com um pronome oblíquo, portanto: Me encontrei com você. – é gramaticalmente incorreto.



Segundo essa regra, o correto seria escrever: Encontrei-me com você.

Falei-lhe.

Disse-lhe.

Amparei-o.

Encontrei-as.



2ª - Conforme a norma, também não podemos simplesmente acrescentar os pronomes o, os, a, as após verbos no infinitivo, ou seja, verbos terminados em – R (cantar, andar, pensar, rever, escolher, viver, pôr, repor, propor, assumir, redigir, dirigir etc.). Em casos assim, somos obrigados a fazer uma “adaptação”: a letra R será transformada em L e será unida ao pronome; portanto teremos: lo, la, los, las.



Ex.:



Encontrar ela. / Encontrar – a transforma-se em Encontrá-la.



Repor- eles. / Repor - os transforma-se em Repô-los.



O mesmo ocorre quando o verbo termina em S.



Ex.:



Encontramos eles. / Encontramos – os transforma-se em Encontramo-los.



Explicamos elas. / Explicamos – as transforma-se em Explicamo-las.



Para o caso de “lhe” ou “lhes” é mais simples:



Dizer a elas = Dizer-lhes (nada muda quanto ao verbo no infinitivo)



Responder a eles = Responder-lhes.



Dissemos a eles = Dissemo-lhes (a letra S é suprimida)



Respondemos a ela = Respondemo-lhe.



3ª- Esta regra causa às vezes confusão quanto à interpretação do que se diz.

Quando o verbo termina em M, deve-se acrescer ao o, os, a, as a letra N.



Ex.:



Levem ele = Levem-no.



Carreguem elas = Carreguem-nas.



A confusão pode ocorrer, por exemplo, em:



Levem eles = Levem-nos.



Levem nós = Levem-nos.



A dúvida só poderá ser esclarecida pelo contexto em que a frase aparecer.



Existem outras regras em relação à colocação pronominal, no entanto, por enquanto, devemos nos concentrar nestas.

Exercícios de fixação:



Reesecreva as frases a seguir, utilizando os pronomes oblíquos quando possível:



1- Divulguei os preços. ________________________

2- Divulguei eles. ________________________

3- Venci as dificuldades. ________________________

4- Venci elas. ________________________

5- Limpei as mãos. ________________________

6- Limpei elas. ________________________

7- Aparei a planta. ________________________

8- Aparei ela. ________________________

9- Frequentei esse restaurante. ________________________

10- Frequentei ele. ________________________

11- É preciso divulgar os preços. _______________________________________

12- É preciso divulgar eles. ______________________________________

13- É necessário vencer as dificuldades. ____________________________________

14- É importante limpar as mãos. ______________________________________

15- É importante limpar elas. ___________________________________

16- Deve-se aparar as plantas. _____________________________________

17- Deve-se aparar elas. _____________________________________

18- É bom frequentar esse restaurante. __________________________________

19- Lancei ao goleiro. ________________________

20- Lancei a ele. ________________________

21- Perguntei à minha irmã. ________________________

22- Perguntei a ela. ________________________

23- Respondi a meus amigos. _______________________________

24- Respondi a eles. ________________________

25- Paguei ao cobrador. ______________________________

26- Paguei a ele. ____________________________

27- Acertei você. ____________________________

28- Enviei a você. ____________________________





Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: