Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

18 de jul. de 2012

Proposta de Dissertação


PROPOSTA (FGV - 2012)

Leia a notícia abaixo:



Uma agência de marketing suscitou críticas ao contratar moradores de rua de Austin (Texas) para que caminhassem carregando transmissores sem fio móveis, oferecendo, assim, acesso à internet para os participantes de um congresso de tecnologia, em troca de doações.
A BBH Labs, divisão de inovação da agência internacional de marketing BBH, equipou 13 voluntários de abrigo local que atende a moradores de rua com os aparelhos, cartões de visita e camisetas que exibiam seus nomes. Os sem-teto foram instruídos a andar por áreas mais movimentadas do evento. Os participantes desse projeto, chamado Homeless Hotspots, recebiam diárias de US$20,00 e podiam ficar com as doações obtidas de usuários dos serviços de rede sem fio. Mas surgiram alegações de que contratar pessoas em situação precária para fazer delas torres de comunicação sem fio era uma exploração. O responsável pelo projeto negou que estivesse explorando os sem-teto, afirmando que já obtivera sucesso com ideias semelhantes, e que o modelo de seu projeto inspirava-se nos jornais que os próprios sem-teto produzem e vendem por US$1,00.

Jenna Wortham, do New York Times. Folha de S. Paulo, 14/03/2012. Adaptado.

Redija uma dissertação argumentativa, na qual você apresente seu ponto de vista sobre os fatos relatados na notícia acima transcrita. No desenvolvimento de seu texto, procure usar argumentos consistentes e coerentes para discutir as seguintes questões, relacionadas aos fatos noticiados:

1) O modo pelo qual o autor do projeto Homeless Hotspots entende o trabalho é estranho ou inusitado no mundo contemporâneo?

2) Qual o principal aspecto ético envolvido nesse projeto?

3) O progresso tecnológico e o progresso social caminham juntos?

Instruções:

• A redação deverá seguir as normas da língua escrita culta.

• O texto deverá ter, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas escritas.

• A redação deverá ser apresentada a tinta e com letra legível.

• Textos que não seguirem essas orientações não serão corrigidos e receberão nota zero.

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: