Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

31 de mai. de 2012

UNEMAT 2012

UNEMAT - 2012 / 1º semestre


Comentários e Expectativa de Redação

A proposta de Redação da UNEMAT não causa surpresa ao eleger o tema "O combate à corrupção na política", isso porque, em ano de eleições, é comum propostas abordarem temas como ética, política e importância do voto, por exemplo. Ou seja, estudar esses assuntos cria um repertório adequado para discorrer sobre eles. Ademais, a exigência de que sejam apresentadas propostas de "participação efetiva do cidadão" alinha a proposta da UNEMAT com os critérios aplicados na prova de redação do ENEM.

Com base nas informações que introduzem o tema e nos textos de apoio, é possível observar que se espera que o candidato pense o combate à corrupção dentro de um ponto de vista prático, considerando que um governo democrático, por sua própria natureza, exige que cada cidadão assuma também sua responsabilidade social de inteirar-se a respeito das atividades de seus representantes políticos. Portanto, comprometerá sua argumentação aquele que se utilizar de lugares-comuns nos quais o povo é apresentado como vítima e os políticos como "bandidos".

Além desses aspectos, certamente será avaliado o repertório do candidato ao construir seus argumentos, os quais deverão demonstrar sua criticidade ao analisar a realidade atual do Brasil, ao valer-se de comparações com outros momentos históricos do país ou do mundo. Já quanto à conclusão, de certa forma, os próprios textos de apoio dão indícios do que pode ser utilizado como proposta para o combate à corrupção, uma vez que a foto de uma manifestante acompanhada de uma faixa "Abaixo à impunidade" sugere a importância de mobilização social, e outros textos tratam de iniciativas surgidas de organizações da sociedade civil (nas quais se incluem os Movimentos Sociais) cujo empenho para propor leis como a do "Ficha Limpa" servem para transformar efetivamente a realidade política nacional.  

A seguir deixamos um modelo de dissertação em que se procura atender à proposta.






Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: