17/04/2012

Gêneros e tipos textuais: Questões Discursivas


Gêneros e tipos textuais: Questões Discursivas      


Entenda as competências avaliadas na redação do Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) exige que o candidato redija um texto do tipo dissertativo-argumentativo, cujo tema se relacione a questões sociais, políticas, culturais ou científicas, a partir de uma situação-problema.
É automaticamente desconsiderada para correção pela banca avaliadora a redação que se afastar do tema proposto ou for de encontro aos direitos humanos e à cidadania.
São cinco as competências avaliadas na prova de redação, conforme se verifica a seguir:

1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita

          Você não precisa escrever como Machado de Assis ou Gilberto Dimenstein! Porém, é necessário demonstrar um conhecimento mínimo de regras básicas de escrita na nossa língua, supostamente aprendidas em 11 anos ou mais de escolaridade.
Por exemplo, atentar para a pontuação é essencial, pois uma vírgula ou ponto final no lugar errado pode comprometer o sentido do seu texto e dificultar a compreensão por parte do leitor (no caso, o avaliador da banca de correção). Além do sentido, é importante lembrar que o respeito às normas gramaticais, ainda que não seja o requisito mais importante na construção do sentido do texto, demonstra algum grau de conhecimento a respeito da língua e isso pode contar a seu favor.

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo

          A compreensão da proposta de redação já é o primeiro passo para que você possa se sair bem na prova, uma vez que o desenvolvimento do tema apresentado torna-se muito mais tranquilo e não há o risco de seu texto ser desconsiderado pela banca de correção. Além disso, é preciso lembrar de que se trata de um texto em prosa (ou seja, você não pode escrever um poema), do tipo dissertativo-argumentativo, o que significa adotar um posicionamento crítico e reflexivo diante de determinada questão ou expressar sua opinião de modo claro e coerente.
          Para isso, é essencial valer-se de seu conhecimento de mundo, uma vez que se torna muito mais difícil elaborar um texto sobre algo que você nunca ouviu falar. Daí a importância da leitura de textos diversificados, sobretudo os jornalísticos, para que você tenha o que dizer em sua redação.

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

         Não basta apresentar dados e informações ou mesmo expressar sua opinião ou expor argumentos se você não for capaz de selecionar, dentre estes, aqueles que de fato apresentam pertinência com o tema proposto.
         Ademais, além de uma seleção criteriosa de dados, informações e argumentos, é primordial saber organizar as ideias a partir deles e apresentar a sua interpretação para a situação-problema em questão, estabelecendo relações lógicas e coerentes e fazendo a sua leitura da realidade, a fim de demonstrar seu ponto de vista em relação ao tema proposto.

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

         Além da seleção adequada dos argumentos, conforme ressaltado no item anterior, faz-se necessário organizá-los no texto de modo lógico e coerente. Para isso, é fundamental utilizar os chamados elementos de coesão textual ou os organizadores argumentativos, como, por exemplo, advérbios, locuções adverbiais e conjunções, estabelecendo relações adequadas entre termos e também entre os parágrafos, sobretudo no desenvolvimento do texto, a fim de que o sentido seja construído de maneira clara e objetiva.
É preciso, ainda, saber utilizar um repertório linguístico ou vocabular adequado ao tema e aos objetivos do texto. Isso não significa, em hipótese alguma, valer-se, de maneira desenfreada, de termos ou expressões considerados mais rebuscados ou eruditos a fim de impressionar a banca de correção.
Lembre-se de que os membros dessa banca são professores de português e já estão bastante acostumados às táticas e "truques" dos candidatos. De nada adianta valer-se desse tipo de artifício para impressioná-los. Assim, é fácil perceber que o vocabulário escolhido deve ser simples e direto e atender aos objetivos do texto.

5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

         Partindo-se de uma proposta de redação que apresenta uma situação-problema, é possível concluir que toda a construção da argumentação deve ter como objetivo a apresentação de possíveis soluções para a questão levantada. A solução, ou soluções, porém, deve resultar de uma relação lógica e coerente com os argumentos, opiniões, informações e dados apresentados no desenvolvimento.
Ademais, embora seja muito difícil que isso ocorra - até porque muitas formas de preconceitos e desrespeito aos valores humanos recebem hoje algum tipo de sanção legal -, é aconselhável cautela diante de seu posicionamento a respeito de determinadas questões consideradas o calcanhar-de-aquiles das sociedades contemporâneas. Por exemplo, o preconceito racial, social e religioso, a prática de tortura ou a apologia à violência de qualquer espécie.
A razão é óbvia: ideias ou concepções retrógradas e pouco ortodoxas acerca desses temas vão contra as muitas conquistas sociais, políticas e culturais sedimentadas depois de décadas ou, até mesmo, séculos de luta por justiça social e respeito à integridade humana.

* Nilma Guimarães é formada em letras clássicas e vernáculas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Cursa o mestrado em educação pela Faculdade de Educação da USP, na área de metodologia do ensino de língua portuguesa.

CONCEITOS

Dissertação-argumentativa

Nilma Guimarães faz referência a um tipo textual exigido pelo ENEM, uma categoria de texto também bastante pedida em vestibulares e concursos: a dissertação-argumentativa.
Por meio desse tipo de dissertação, procura-se construir um ou mais conceitos, no intuito de persuadir o leitor a aderir ao ponto de vista apresentado como tese, geralmente nos primeiros parágrafos do texto. A tese deve ser sustentada pelo encadeamento lógico de argumentos, os quais podem ser ilustrados por exemplos concretos ou hipotéticos. Ao final de uma dissertação-argumentativa, espera-se uma conclusão, que, segundo o ENEM, deve ser acompanhada de uma ou mais propostas cuja função seja a solução da situação-problema.
A estrutura da dissertação-argumentativa divide-se basicamente em três partes:

1- Introdução: apresentação da tese

2- Desenvolvimento: apresentação dos argumentos e construção do raciocínio que sustenta a tese

3- Conclusão: retomada da tese, síntese dos argumentos e proposta de ações

Na construção de uma dissertação, esperam-se, no mínimo, três parágrafos.

Mais adiante retomaremos esse tipo textual, pois, para escrever uma boa dissertação-argumentativa, é preciso dominar bem a dissertação-expositiva.

Dissertação-expositiva

Expor, apresentar um tema ou fato, é mais simples que argumentar sobre ideias. Em um texto expositivo, prioriza-se esclarecer o leitor sobre algo já conhecido, utilizando-se uma linguagem clara e objetiva.
A dissertação-expositiva tem por prioridade apresentar definições e constatações.
Sua estrutura básica também apresenta três partes:

1- Introdução: define-se o que é proposto pelo tema

2- Desenvolvimento: apresentam-se causas e consequências referentes ao tema

3- Conclusão: apresenta-se uma constatação resultante do que foi exposto no desenvolvimento
Esperam-se também, no mínimo, três parágrafos na estrutura de uma dissertação-expositiva.




EXERCITANDO CONCEITOS

As dissertações de caráter expositivo e argumentativo são marcadas por parágrafos expositivos e argumentativos, respectivamente.  Os parágrafos expositivos costumam conter a resposta para pergunta: O quê? -, e os parágrafos argumentativos, para as perguntas: O quê? Por quê? Como você justifica sua opinião?
A partir do texto estudado, faremos exercícios para aprimorar a construção desses dois tipos de parágrafos. Essa atividade tem como objetivo auxiliá-lo(a) não somente a escrever dissertações, mas também a escrever respostas dissertativas (questões discursivas) de exercícios de outras áreas do conhecimento. Procuraremos trabalhar com a ideia de “leitor universal”, ou seja, ao construirmos nossos parágrafos, devemos considerar que o leitor será capaz de entender a resposta sem que seja necessário ler a pergunta.

a)         O que é avaliado na redação do ENEM?

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b)        Você discorda de algum critério de avaliação empregado no ENEM? Por quê? (Responda em 3a pessoa)

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Caso suas respostas tenham ido ao encontro exatamente do que foi perguntado, de modo a serem enunciados completos independentes das perguntas que os originaram (atendendo às “exigências” do leitor universal), você certamente produziu parágrafos dissertativos. 



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