Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

18 de jul. de 2012

Proposta de Dissertação

TEMA 1

Questão de consciência

“Quando consumimos o produto de uma indústria que não respeita o trabalhador, a comunidade a sua volta  nem o meio ambiente, estamos atestando que atitudes como essas são aceitáveis.
O consumo consciente é aquele realizado com a clareza sobre as consequências geradas pela ação do consumo. Em uma simples compra de produto industrializado estão implícitos os reflexos que esse produto terá na sociedade, a quantidade de resíduos tóxicos e não reutilizáveis que serão descartáveis e até mesmo condições socioeconômicas das comunidades próximas ao local onde o artigo é produzido.”

Revista Ciências Sociais - abril/maio 2012 - p.14 (adaptado)

Proposta: Com base nas informações apresentadas e em outras de seu conhecimento, elabore um texto dissertativo que discuta o seguinte tema:

“O atual estágio do consumo consciente no Brasil.”
 
TEMA 2
 
Redes Sociais: obrigação ou opção?

“O vício em redes sociais é uma realidade e tem impactos impossíveis de ignorar. O vício em redes sociais é forte como o da dependência química. O viciado em Facebook necessita se expor e ler  as confissões de perigos com cada vez mais frequência para saciar a sua curiosidade e narcisismo. A atenção em torno desse assunto é tamanha que já há setores defendendo a inclusão da dependência por redes sociais na nova edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.”

Revista ISTOÉ – 9/mai/2012

Proposta: Com base nas informações apresentadas e em outras de seu conhecimento, elabore um texto dissertativo que apresente considerações para a seguinte questão:

“As redes sociais, ao mesmo tempo que possibilitam novas formas de relacionamentos, restringem as formas tradicionais de relações sociais.”
 
PROPOSTA (ESPM)
 
1- Escolha um dos temas acima e desenvolva uma dissertação com o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.

2- Dê um título sugestivo e criativo à sua redação.

3- Defenda ou refute as ideias apresentadas através de uma dissertação integrada, coerente, organizada e estruturada. Fundamente suas ideias com argumentos, sem sair do tema.

4- Aderência ao tema é um dos itens de avaliação.

5- Importante: Não há uma resposta ou alternativa certa ou errada a ser encontrada. Não serão julgadas suas opiniões, mas sua capacidade de análise e argumentação.


Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: