Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

16 de ago. de 2012

Carta Aberta

Carta Aberta
                                                                         
  
De caráter público, a Carta Aberta tem como objetivo apresentar, esclarecer ou defender a postura ideológica de um indivíduo, grupo ou classe diante de determinada circunstância. Tem como principal receptor a sociedade, ainda que possa ser endereçada a uma autoridade ou instituição. Para isso, comumente esse gênero textual é veiculado em meios de comunicação de massa, como jornais e revistas de grande circulação e, inclusive, no meio eletrônico, como sites e TV.
Sendo um texto de natureza expositivo-argumentativa, costuma apresentar retratações, justificativas ou, pelo contrário, denúncias e análises de fatos, sugerindo, solicitando e até reivindicando ações de seu destinatário. Não é raro encontrar trechos persuasivos nos quais, além do destinatário, o objetivo do emissor seja também o de convencer o leitor em geral acerca da legitimidade de sua causa.
Embora seja necessário título, este será apenas informativo, como no exemplo a seguir.
Quanto ao local e à data, estes são facultativos, podendo constar tanto como primeiro item da carta como último, e, diferentemente de outros tipos de correspondência, a Carta Aberta permite o uso de 1a ou 3a pessoa.

Exemplo: “Os alunos do curso de Direito (...) desejam externar seu repúdio ao trote ocorrido nas dependências de sua faculdade (...)Atenciosamente, Alunos do 5º ano da Faculdade de Direito do Vale de Minas”.
                       
Com o decorrer do tempo, a função social da Carta Aberta, em países democráticos, acabou adquirindo grande relevância, graças a seu caráter informativo e à velocidade por meio da qual é possível divulgar um posicionamento ideológico em determinados contextos históricos. Por esse motivo, pode-se afirmar que ela, além das características já mencionadas, passa a contar com o status de documento.


                        Leia um exemplo de Carta Aberta:

Carta Aberta ao Presidente da República

Sr. Presidente Luís Inácio Lula da Silva,
Vivemos ontem um dia histórico para o país e um marco para a Amazônia, com aprovação final, pelo Senado Federal, da Medida Provisória 458/09, que trata sobre a regularização fundiária da região. Os objetivos de estabelecer direitos, promover justiça e inclusão social, aumentar a governança pública e combater a criminalidade, que sei terem sido sua motivação, foram distorcidos e acabaram servindo para reafirmar privilégios e o execrável viés patrimonialista que não perde ocasião de tomar de assalto o bem público, de maneira abusiva e incompatível com as necessidades do País e os interesses da maioria de sua população.
Os especialistas que acompanham a questão fundiária na Amazônia afirmam categoricamente que a MP 458, tal como foi aprovada ontem, configura grave retrocesso, como aponta o Procurador Federal do Estado do Pará, Dr. Felício Pontes.
Sendo assim, Senhor Presidente, está em suas mãos evitar um erro de grandes proporções, não condizente com o resgate social promovido pelo seu governo e com o respeito devido a tantos companheiros que deram a vida pela floresta e pelo povo da Amazônia.
Permita-me também, Senhor Presidente, e com a mesma ênfase, lhe pedir cuidados especiais na regulamentação da Medida Provisória.
Por tudo isso, Sr. Presidente, peço que Vossa Excelência vete os incisos II e IV do artigo 2º; o artigo 7º e o artigo 13.
Com respeito e a fraternidade que tem nos unido, atenciosamente,
Senadora Marina Silva

(Texto adaptado. http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/noticias/carta-aberta-da-senadora-marin. In Uemg 2010)  


PROPOSTA

Unicamp - Adaptado

Tema:

(Não estão postados os textos de apoio)

As controvérsias sobre o uso de animais em experimentação científica não se encerraram com a recente aprovação, pelo Senado, da Lei Arouca, que cria o CONCEA.

Instruções:
1- Escolha um ponto de vista em relação ao uso de animais em experimentação científica.
2- Argumente no sentido de solicitar que o ponto de vista da coletividade que você representa prevaleça na atuação do CONCEA.
3- Dirija uma Carta Aberta a um membro do CONCEA que possa apoiar sua solicitação. (Mín. 15 linhas) 

Leia o exemplo:







Um comentário:

Anônimo disse...

obg me ajudou mt




QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: