Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

23 de jun. de 2012

Resumo e Resposta Interpretativa


RESUMO

O Resumo é um texto secundário, cujo único objetivo é apresentar o conteúdo principal de outro texto ou coletânea, permitindo que o leitor adquira uma ideia geral a seu respeito e obtenha também as informações bibliográficas para que ele, caso deseje, possa encontrar o texto original. O resumo jamais é acrescido de opiniões e comentários de seu autor, pois deve caracterizar-se por sua neutralidade. Ele é sempre escrito em 3a pessoa e, obviamente, nunca é maior do que o texto original.
São dois, portanto, seus itens básicos.

1- Citação bibliográfica (que deve ser feita no corpo to resumo)

Ex.:

 Segundo Marcelo Gleiser, em seu artigo "Definindo teoria", publicado na Folha de São Paulo, a palavra teoria possui...

2- Apresentação do conteúdo.


RESPOSTA INTERPRETATIVA

A Resposta Interpretativa é um texto geralmente curto, por meio do qual o conteúdo de outro texto é explicado e evidenciado por citações implícitas e explícitas em relação às partes que o compõem.
Geralmente são pedidas respostas interpretativas de textos que misturam linguagem verbal e não verbal, bem como linguagem poética.
O desafio da resposta interpretativa é apresentar uma explicação clara, concisa e sucinta, utilizando a nomenclatura específica própria ao universo do texto que é interpretado. 


CLIQUE AQUI para ler mais sobre Resumo e Respostas Interpretativas


Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: