Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

17 de jul. de 2012

Proposta de Dissertação


O tema de sua redação será: Desafios energéticos para o século XXI.

  
TEXTO I:

A ONU-Habitat, a agência das Nações Unidas dedicada a promover o desenvolvimento urbano, lançou nesta segunda-feira uma campanha mundial para incentivar ideias inovadoras que contribuam para criar cidades sustentáveis.
A campanha, chamada "I''m a City Changer" (Sou um Modificador de Cidades), foi lançada pelo secretário-geral de ONU-Habitat, Joan Clos, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.
A iniciativa inclui anúncios em televisão, rádio, revistas e cinema, além de "ações virais" para mobilizar os cidadãos, segundo comunicado da organização.
"As cidades são oportunidades para enfrentar os desafios globais. Necessitamos demonstrar que a mudança é possível por meio do engenho, criatividade e audácia das pessoas e dos tomadores de decisões. Necessitamos modificadores de cidades para um futuro melhor", afirmou Clos na nota.

O objetivo é promover ações positivas que tenham causado impacto na qualidade de vida das pessoas nas regiões urbanas, em aspectos como saúde, segurança, inclusão social, planejamento e meio ambiente.  (notícias.terra.com.br)



TEXTO II

O Movimento Gota D’ Água surgiu da necessidade de transformar indignação em ação. Queremos mostrar que o bem é um bom negócio e envolver a sociedade brasileira na discussão de grandes causas que impactam o nosso país. Utilizamos nossa experiência em comunicação para dar voz aqueles que se dedicam a estudar o impacto que as decisões de hoje terão no amanhã. Apoiamos soluções inteligentes, responsáveis, conscientes e motivadas pelo bem comum. O Gota D’Água é uma ponte entre o corpo técnico das organizações dedicadas às causas socioambientais e os artistas ativistas e você.
A primeira campanha do Movimento discute o planejamento energético do país, que pretende construir mais de 50 hidrelétricas na Amazônia, através da análise do projeto da hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu. O braço técnico desta campanha é composto por especialistas ligados a duas organizações de reconhecida importância para a causa: "Movimento Xingu Vivo Para Sempre" e "Movimento Humanos Direitos". (...)
Em dezembro, o Movimento Gota D’Água fez a entrega simbólica das 1.4 milhão de assinaturas no Palácio do Planalto, em Brasília. Usamos 29 mil páginas de jornal velho para dar uma ideia do volume em papel, e evitamos assim o desperdício e a geração de lixo. A petição em formato digital foi entregue junto com uma carta endereçada à presidente Dilma Rousseff para os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República), Edison Lobão (Minas e Energia) e Izabela Teixeira (Meio Ambiente). O governo foi irredutível  quanto à paralisação da obra, mas reconheceu falhas no processo de Belo Monte e se propôs a ampliar o diálogo sobre a política energética brasileira. (http://movimentogotadagua.com.br/projeto)


TEXTO III

Em eletricidade, o Brasil ocupa no mundo uma posição semelhante à da Arábia Saudita em petróleo. Graças a isso, mais de 90% de nossa capacidade de geração de energia se baseia em duas coisas gratuitas, a água das chuvas e a força da gravidade. Bacias hidrográficas generosas, com centenas de rios permanentes e caudalosos, se espalham por grandes regiões – Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte – cujos regimes de chuvas são bem diferentes. Por serem rios de planalto, seguem trajetórias em que, de modo geral, a declividade é suave. Quando barrados, formam grandes lagos. São energia potencial estocada. É só fazer a água cair, passando por uma turbina, que geramos a eletricidade mais barata do mundo, de fonte renovável e não poluente. Se as barragens forem construídas em sequência, ao longo do curso de um rio, a mesma gota d’água é usada inúmeras vezes, antes de se perder no oceano.
(http://outrapolitica.wordpress.com/2008/11/29/a-crise-energetica-brasileira/)

  
PROPOSTA

Com base nas informações dos excertos e, principalmente, em seu repertório e conhecimento de mundo, entre 15 e 30 linhas, escreva uma dissertação-argumentativa considerando o tema proposto.

  
Instruções:
1. Dê um título a sua redação.
2. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e ponto de vista.
3. Empregue em seu texto apenas a variedade culta da língua portuguesa.
4. Não copie nem parafraseie os textos de apoio.
5. O texto não deve ser escrito em forma de poema ou em versos.















Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: