Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

8 de mai. de 2009

Figuras de Linguagem

As figuras de linguagem são utilizadas para conferir expressividade à mensagem. Costumam agir sobre o imaginário do receptor, causando o "estranhamento" da palavra, seja no aspecto semântico, sonoro ou das ideias que se apresentam por meio delas.

Embora em sua maior parte sejam popularmente chamadas de metáforas, cada uma revela características bem singulares, o que conduz a uma nomenclatura mais específica, destinada a preservar a percepção dos elementos particulares que as compõem e dos meios de que se valem para gerar maior ou menor expressividade.

Não é raro encontrar mais de uma dessas figuras em uma frase apenas.

Meu verso me sorri como mil bocas aflitas.

Na frase acima é possível encontrar: Metalinguagem, Personificação, Comparação, Hipérbole, Metonímia (Sinédoque) e Paradoxo. As cinco últimas, sendo figuras de linguagem, não por acaso, evocam imagens.

Na imagem que ilustra este tópico, temos exemplos de catacrese: nariz do avião, olho do furacão, anel viário, braço do sofá, cabeça de alho, banana de dinamite, ponte aérea, "windows" (janelas). A estes podemos acrescentar alguns outros: "mouse" (rato), boca da garrafa, asa da xícara, perna da mesa, pé da cadeira, braço do violão, dente de alho, pronto-socorro, folha de papel, lixo (lixeira), água-viva, água doce e verbos como embarcar e alavancar em contextos que não envolvam respectivamente barco e alavanca.

Não se deseja, aqui, esgotar o assunto, apenas apresentá-lo.

Clique aqui e confira algumas imagens tratadas como figuras de linguagem. / Outras imagens e link para site mais especializado sobre o assunto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vim conferir seu blog e por acaso é justo o que estou revendo nas aulas de Língua Portuguesa. Tão bom ilustrar as várias páginas que li com essas figuras!
Muito bom! Aprecio bastante seu blog, Leo.
Nabila

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: