Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

25 de out. de 2016

PROPOSTA ESTILO ENEM – TEMA: INICIATIVAS INDIVIDUAIS



                                                                     

TEXTO 1
Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país.... Frase de John F. Kennedy.

TEXTO 2
Há mais de dois anos um casal de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, resolveu abrir mão da vida cômoda na cidade para poder viajar pelo mundo em busca boas histórias e bons exemplos. "Chega de notícias ruins", é assim que pensou Iara e Xavier.  A história é tão interessante que foi mostrada em uma edição especial do Fantástico deste domingo (15).
Eles já passaram por 18 estados brasileiros mostrando boas histórias de pessoas que fazem a diferença onde vivem.  "Vendemos nosso apartamento e saímos em uma viagem de 5 anos pelo mundo, em busca de bons exemplos. Pessoas que fazem a diferença na comunidade que vivem executando algum projeto social. Acreditamos que existem muito mais ações positivas do que ações negativas no mundo. Por isso, nosso objetivo é sensibilizar as pessoas contando as histórias que encontramos durante essa viagem", contou Iara.

TEXTO 3

As Organizações não governamentais (ONG) são grupos sociais organizados, sem fins lucrativos, constituídos formalmente e autonomamente, caracterizados por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania.

TEXTO 4

A Fundação Gol de Letra foi criada no dia 10 de dezembro de 1998 pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo. A data, escolhida propositalmente, marca também o Dia dos Direitos Humanos.
A Gol de Letra representava um sonho:  a possibilidade de contribuir com a educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis, para que elas tivessem mais oportunidades e perspectivas de vida.
Depois de muito trabalho, nasceu a Gol de Letra: uma organização cujo nome já misturava a questão do esporte, de seus dois fundadores, com a Letra, relacionando a Educação.
Ao longo dos anos, a Fundação aumentou o número e a abrangência de seus programas, ganhou prêmios e reconhecimentos e hoje trabalha com atendimento direto e com a gestão do conhecimento, sistematizando e disseminando suas práticas educativas.

PROPOSTA

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema “Transformação da sociedade por meio de iniciativas individuais”. Apresente experiência ou proposta de ação, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
         Seu texto deve possuir entre 7 e 30 linhas. Cópias dos textos motivadores serão desconsideradas.


Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: