Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

29 de out. de 2016

PROPOSTA ESTILO ENEM: SAÚDE PÚBLICA

PROPOSTA ESTILO ENEM: SAÚDE PÚBLICA                                                         

Leia os textos de apoio: 

TEXTO I

         Felizmente, ainda não foi desta vez. A confirmação de que o africano Souleymane Bah, de 47 anos, não tem o vírus ebola permitiu que a população brasileira e as autoridades respirassem aliviadas. Pode ser por pouco tempo. A capacidade de reação do Brasil diante da possibilidade de chegada do mais temível dos vírus transmissíveis entre humanos foi posta à prova quando Bah, sentindo-se febril, procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cascavel, no interior do Paraná. Os funcionários dispararam o alerta geral assim que ele revelou ter chegado da Guiné três semanas antes. Com Libéria e Serra Leoa, a Guiné é um dos três países afetados pelo mais grave surto de ebola em toda a história. Uma tragédia que já deixou 8 mil infectados e 4.400 mortos – a maioria nesses três países africanos. Segundo a previsão sombria da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos próximos dois meses o número de novas infecções poderá chegar a 10 mil por semana.
RISTIANE SEGATTO E VINICIUS GORCZESKI
29/10/2014 10h10 - Atualizado em 29/10/2014 10h35

TEXTO II

         Enquanto todas as atenções estão voltadas para o ebola, uma ameaça capaz de estragar a vida de um número muito maior de brasileiros já chegou ao nosso quintal. “A população deveria estar mais preocupada com a dengue que com o ebola”, diz o médico Érico Arruda, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Nos últimos cinco anos, 3,2 milhões de casos de dengue foram registrados no Brasil. A forma hemorrágica matou 800 pessoas. A doença mata muito menos que o ebola, mas os mosquitos que a transmitem estão por todo canto – até no nosso quintal.
         Como se não bastasse a dengue, chegou ao Brasil o primo dela: o Chikungunya. Esse vírus, transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, provoca febre alta, dores articulares terríveis e até invalidez.
www.epoca.com.br 17/10/2014 17h38

PROPOSTA

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema “Saúde Pública: é possível evitar epidemias?”. Apresente experiência ou proposta de ação, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

        Seu texto deve possuir entre 7 e 30 linhas. Cópias dos textos motivadores serão desconsideradas. 

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: