Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

25 de out. de 2016

PROPOSTA ESTILO ENEM: ESPORTE



PROPOSTA ESTILO ENEM: ESPORTE

Para fazer a redação, leia a coletânea a seguir.

1) Esporte

A célebre frase latina mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são) ilustra o fato de que o homem sempre sentiu necessidade de exercitar seu corpo para poder alcançar um equilíbrio psíquico completo.
Em geral se consideram esportes as atividades de recreio ou competitivas que exigem certa dose de esforço físico ou de habilidade. Podem ser individuais ou coletivos.


2) É possível acompanhar os Jogos Olímpicos de duas maneiras. A primeira é a certa: você presta atenção nos atletas e torce por boas performances. Você os vê chorar e se abraçar de felicidade ou olha feio por um mau desempenho. Você simpatiza com eles como seres humanos e debate se Michael Phelps é o melhor atleta olímpico de todos os tempos ou apenas o melhor nadador. Você pensa sobre doping, mas tenta acreditar que as agências esportivas o mantém mais ou menos sob controle.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/geopolitica-e-o-investimento-estatal-em-esportes-olimpicos

3)                 Antes de 2016, ano da Olimpíada, o Rio de Janeiro precisa dar fim a um problema que perdura há décadas, e só piora: na região em torno da futura sede olímpica, na Zona Oeste da cidade, impera a mais completa desordem urbana. Um levantamento sobre a área, com base em dados da prefeitura, revela não apenas a existência de dez favelas, que ali proliferam livremente, como também a de 191 condomínios de classe média em que 8.000 pessoas residem, a maioria sem pagar sequer IPTU.

http://veja.abril.com.br/280410/faroeste-olimpico-p-134.shtml


PROPOSTA

Com base na leitura da coletânea, escreva uma dissertação-argumentativa respeitando o tema: O esporte como agente transformador da sociedade. Apresente experiência ou proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

- Desenvolva seu texto em prosa, atribuindo-lhe um título.
- Sua dissertação deverá ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
- Não parafraseie o conteúdo dos textos de apoio.
- Utilize a norma padrão da língua.

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: