Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

25 de out. de 2016

PROPOSTA ESTILO ENEM: DIREITOS HUMANOS





DIREITOS HUMANOS, UTOPIA OU REALIDADE?           



O que provoca tanta polêmica sobre os Direitos Humanos no Brasil, como em outros países de democracias fragilizadas são as suas conjunturas sociais que contemplam desigualdades e injustiças sociais graves e profundas. Ficam por demais difíceis as práticas dos direitos humanos em sociedades com esses perfis de subdesenvolvimento, ou em processos emergentes para superar os longos tempos de atraso e dependência econômica. Nestes casos, afloram-se os mais variados conflitos sociais com intensas ondas dos mais diversos tipos das aterrorizantes escaladas de criminalidades, violências, protestos públicos geralmente aliados a vandalismo. (…) A incapacidade do Estado despreparado para enfrentar e lidar com esta situação, pois, em geral, mantêm leis e códigos penais e civis ultrapassados, além dos aparelhamentos judiciais e policiais inadequados para a defesa dos direitos humanos. Quando não, também, com governos incompetentes e indiferentes nas buscas das soluções. Então, sobra para a mídia formar opiniões sobre os problemas sociais e sobre como praticar ou não praticar os Direitos Humanos, como no caso do Brasil. Infelizmente, a maioria dos nossos formadores de opiniões vê ou aponta e condena somente as consequências e esquecem-se das causas. É mais fácil culpar e exigir leis draconianas para infratores e até mesmo os tais justiçamentos de criminosos, como já vêm ocorrendo, do que acusar os verdadeiros culpados ou as causas.


PROPOSTA

Com base na leitura do texto motivador e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema “Direitos Humanos no Brasil: utopia ou realidade?”. Apresente experiência ou proposta de ação, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
         Seu texto deve possuir entre 7 e 30 linhas. Cópias dos textos motivadores serão desconsideradas.

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: