Postagem em destaque

PROPOSTAS E MODELOS PARA ENEM

TODAS AS PROPOSTAS E MODELOS RELACIONADOS NESTA POSTAGEM SÃO DO AUTOR DO BLOG E NÃO PODEM SER COMERCIALIZADOS EM MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL ...

25 de out. de 2016

MODELO ESTILO ENEM - LIXO



MODELO ESTILO ENEM – TEMA: LIXO

Face humana do lixo

        O documentário “Lixo Extraordinário”, do artista plástico Vik Muniz, revelou recentemente uma face esquecida do universo do lixo: homens, mulheres e até crianças que retiram seu sustento diretamente de aterros urbanos. Em condições que atentam contra a dignidade humana, entre rejeitos, eles procuram objetos recicláveis que lhes rendam algum dinheiro. Desse modo, ainda que não saibam, ilustram de maneira concreta um fenômeno conhecido como reificação, ou seja, processo em que pessoas passam a ter menos valor do que animais ou bens de consumo.
        Essa lamentável realidade, no entanto, mostra-se como parte intrínseca de um complexo sistema que, invariavelmente, envolve o crescimento desordenado das cidades, industrialização e fomento ao consumo, compra desenfreada de produtos - geralmente substituídos antes mesmo de se tornarem inúteis-, bem como a falta de planejamento urbano. Para piorar, o descarte inadequado de baterias, eletrônicos e equipamentos hospitalares e industriais não raramente resultam em impactos ambientais graves, contaminando o solo e lençóis freáticos com metais pesados.
        Felizmente, em contrapartida, desde o final do séc. XX, com a organização dos fóruns mundiais sobre meio ambiente, como a Eco 92, começou a consolidar-se uma consciência ecológica mais integrada à ideia de sustentabilidade e exploração consciente de recursos naturais e matérias-primas. Desse modo, grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba colocaram em pauta também a questão do lixo e criaram, mais tarde, suas secretarias de meio ambiente – iniciativa imitada em todo o Brasil.
        Sendo assim, houve, sim, significativos avanços no que concerne ao tema. Entretanto, é imprescindível ainda que o Ministério do Meio Ambiente e o poder legislativo esforcem-se para criar, aprimorar e fiscalizar o cumprimento de leis ambientais que responsabilizem empresas e indústrias pela coleta e reciclagem de seus produtos, a exemplo do que já ocorre na Alemanha. Somado a isso, com o empenho das secretarias de planejamento, é possível implementar uma logística de coleta seletiva em todas as cidades, de modo a promover uma atividade digna aos catadores. Organizados em cooperativas, poderão integrar-se ao mercado formal de trabalho; afinal, o lixo é um produto humano, não o contrário.

Nenhum comentário:

QUIZ: POR QUE OU POR QUÊ?

Havendo dificuldade em visualizar o quiz, clique no link abaixo: